In Eat and Drink

Panquecas Doces

Então, como hoje choveu, passei o dia em casa. Pensei em ir treinar com um grupinho que pratica slackline e que por acaso costuma treinar aqui ao pé da minha casa, mas como choveu o treino acabou por não se realizar, como estava previsto. Visto essa mudança de planos, estive a manhã a organizar o meu quarto, almocei e fiquei a ver televisão. Mas quando chegou a hora do lanche....

              .... lembrei-me de fazer panquecas doces.

Pode parecer estranho mas até hoje só tinha feito panquecas uma vez na vida e foi na casa de uma amiga (e se querem saber, não correu nada bem).

Portanto pensei assim: "Ok Sophia, tu precisas aprender a fazer panquecas. Isto é tão básico, e de hoje não passa". Como tinha os ingredientes que precisava em casa, não vi porque não arriscar. Fiz e, por acaso, ficaram super boas e decidi partilhar a receita com vocês, caso queiram saber como fiz e experimentar.


Para começar a preparar a massa vão precisar dos seguintes ingredientes:

- 1 ovo;

- 250ml de leite;

- 1 xíc. (chá) de farinha (com fermento - se quiserem panquecas fofinhas; sem fermento - se preferirem aquelas fininhas);

- 1 colher (sopa) de margarina OU 3 colheres (sopa) de manteiga derretida;

- açúcar (coloquem de acordo com o vosso gosto);

- azeite (eu utilizei azeite, mas conheço quem faça com óleo... portanto fica a vosso critério).


Escolham um recipiente onde possam misturar todos os ingredientes.


Coloquem a farinha primeiro, depois acrescentem o açúcar, o leite, o ovo e por ultimo a margarina. Misturem tudo com a batedeira ou, se preferirem, com um batedor manual. Assim que começar a ficar uma mistura mais homogénea e ficar no ponto que gostarem podem parar.

Agora é só preparar tudo com cuidado.

(Se possível usem uma frigideira anti-aderente ou uma frigideira nova para que as vossas panquecas não se agarrem e fiquem com elas pela metade).

Coloquem o azeite na frigideira e deixem aquecer um pouco; Assim que estiver quente podem colocar a massa com uma concha.

O momento certo para virar as panquecas é quando começam a formar-se bolhas de ar do lado da panqueca que ainda não viraram. Esse será o momento de virar, com uma espátula e muito cuidado. 

Retiram da frigideira e VOILÁ. Panquecas prontinhas. Depois podem acrescentar o que quiserem por cima desde fruta, a nutella, a mel, gelados e coisas desse género. Usem a vossa imaginação e criem uma combinação perfeita.

No meu caso eu cortei pedacinhos de maçã e coloquei mel por cima (e ainda acrescentei umas bolinhas prateadas daquelas que se coloca nos bolos) ficou delicioso!




Como é que preferem comer as panquecas?

With love,

Related Articles